terça-feira, 31 de agosto de 2010

ROSH HASHANÁ – A RELAÇÃO ENTRE O ANO NOVO JUDAICO E O CÓDIGO GÊNESIS

Neste ano, o Rosh Hashaná acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro. É o Ano Novo judaico. Ou melhor, o inicio do ano novo, pois ROSH, em hebraico, significa CABEÇA. Literalmente, ROSH HASHANÁ quer dizer “cabeça do ano”. Ocorre sempre no primeiro dia do mês de TISRI, que é o primeiro mês do ano no calendário civil de Israel (sendo o sétimo do calendário religioso, que é também chamado de calendário bíblico).

O fato é que Israel possui dois calendários (civil e religioso) e o mês de Tisri encaixa-se da seguinte forma:

- É o PRIMEIRO do ano civil e SÉTIMO do religioso, enquanto que:

- O mês de Nisan é o SÉTIMO do civil e o PRIMEIRO do religioso.

A 1.ª das 7 festas judaicas estabelecidas por Deus no livro de Levítico (capítulo 23) era a PÁSCOA (comemorada em Nisan), e a última era a dos TABERNÁCULOS (comemorada em Tisri).

Nas lâmpadas do castiçal judaico (MENORAH) a 1.ª está ligada à 7.ª.

Existem cálculos matemáticos, fundamentados em evidências bíblicas, provando que JESUS nasceu no 7.º mês do calendário religioso (TISRI) e foi crucificado no 7.º do calendário civil (NISAN). Mais detalhes, veja o estudo em slides, intitulado: A EXATIDÃO MATEMÁTICA DA BÍBLIA (procure na seção de slides do site Arquivo7).

Uma das 7 festas bíblicas, chamada FESTAS DAS TROMBETAS, acontecia (e acontece) no inicio do 7.º mês religioso (TISRI). Por isso, na comemoração da chegada do Ano Novo, os judeus costumam tocar o SHOFAR (trombeta geralmente feita de chifre de carneiro).

Mas existe uma tradição muito antiga (e não citada na Bíblia) de que O MUNDO FOI CRIADO POR DEUS NO MÊS DE TISRI. O site morasha.com tem uma explicação bem interessante sobre isso:

“Na liturgia de Rosh Hashaná, proclamamos: “Hoje é o dia do nascimento do mundo, do início da Obra de Tuas mãos...”. Mas, por que Rosh Hashaná é chamado de “início da Obra Divina” se a Criação do mundo se iniciou cinco dias antes de Adão ser formado? Por que seria este o dia chamado de “primeiro” quando, conforme revela a Torá, era, de fato, o sexto dia?

Uma das respostas a estas perguntas é que no sexto dia da Criação – o primeiro dia do mês hebraico de Tishrei – a existência teve conteúdo e sentido com a criação de Adão e Eva. O aniversário do mundo não é computado a partir da criação das galáxias, plantas ou animais, que não possuem o livre arbítrio; nem tampouco é calculada a partir da criação dos anjos, que cega e infalivelmente seguem todas as ordens e diretivas Divinas.” (http://www.morasha.com.br/)

Se a criação do homem ocorreu nessa data ou não, é difícil provar (usando os dados bíblicos), mas existe uma coincidência que precisa ser conhecida e meditada.
Para quem acompanha o Arquivo7 há muito tempo as informações seguintes são muito claras, mas, permita-me fazer alguns esclarecimentos para aqueles que estão lidando com essas novidades agora.

- A Bíblia foi escrita em duas línguas alfa-numéricas, isto é, línguas que usavam alfabetos também utilizados em cálculos matemáticos. Tanto os hebreus antigos como os gregos numeravam seus alfabetos (dando valor às letras), de tal forma que podiam efetuar qualquer cálculo usando letras. Mais detalhes procure o livro “O ENIGMA DO CÓDIGO GÊNESIS”, disponível no site Arquivo7.

- No Novo Testamento (Apocalipse 13.17-18) temos uma evidência de que esses “cálculos de palavras” era algo bastante comum: “... o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.”

- O valor numérico do primeiro versículo da Bíblia (Gênesis 1.1) é 2701. Esse valor é o produto da multiplicação de dois números primos, um sendo o inverso do outro (37 x 73). Existem incontáveis mistérios envolvendo os números 37, 73 e 2701 nos textos originais da Bíblia (boa parte das pesquisas do Arquivo7 tem sido dedicadas a esse tema).

- O calendário judaico é lunar e não solar. É muito complexo para explicarmos em pouco espaço (mas existe muita coisa na internet, caso alguém esteja interessado em se aprofundar. Siga os links sugeridos pela Wikipédia). O ano judaico varia entre 353 e 354 dias (mas existem outras quantidades pois a cada 19 anos é contado um mês extra).

- O calendário usado pelos profetas tem 12 meses de 30 dias cada, totalizando 360 dias. É fácil provar isso, pois quando falam da (metade da) Grande Tribulação no futuro, três números diferentes são usados:

01 - Daniel 7:25, "Tempo, e tempos, e metade de um tempo" – Tempo (1 ano), tempos (2 anos) e metade de um tempo (6 meses) = 3 anos e meio.

02 - Apocalipse 13:5, "42 meses".

03 - Apocalipse 12:6, “1260 dias”.

Portanto, 3 anos e meio, 42 meses e 1260 dias são a mesma coisa, ou seja, metade de 7 anos, num calendário de 12 meses e 360 dias.

Certo dia tive uma ideia e comecei a contar os dias no calendário usado nos profetas (de 360 dias). Meu objetivo era chegar ao dia 2701, isto é, contando até chegar no dia do calendário equivalente ao número 2701, que é o valor numérico de Gênesis 1.1. Pode ser somente uma coincidência, mas me surpreendi com o resultado.

Permitam-me demonstrar isso, usando as tabelas abaixo:

Se contarmos a partir do PRIMEIRO DIA do PRIMEIRO MÊS do calendário religioso judaico (NISAN), até chegarmos ao número 2701, chegaremos a que dia?



- O 2701.º DIA DO ANO DO CALENDÁRIO RELIGIOSO JUDAICO É JUSTAMENTE UM DIA FESTIVO – E EXATAMENTE O DIA EM QUE, SEGUNDO A TRADIÇÃO JUDAICA, DEUS CRIOU O MUNDO.

- O 2701.º DIA DO ANO DO CALENDÁRIO RELIGIOSO JUDAICO CAI EXATAMENTE NO INICIO DO ANO NOVO – ROSH HASHANAH.

- O 2701.º DIA DO ANO DO CALENDÁRIO RELIGIOSO JUDAICO CAI EXATAMENTE NO 1.º DIA DO 7.º MÊS.

Isso tem algum significado ou é apenas uma grande coincidência?

“Ele fez a terra pelo seu poder; ele estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus.”
(Jeremias 10.12)

Um comentário:

Giva 7 disse...

Moacir eu quiria saber quando vc vai atualisar a pagina essa semana na proficia? Eu acompanho suas materias a algum tempo, deus continue te iluminando.